A Estrada Romana (Estrada Real) / The Roman Road (Royal Road)

Por este caminho circularam as legiões romanas dos conquistadores de há dois mil anos; as hordas insaciáveis de sangue e despojos dos Vândalos, a caminho do norte de África; as deslocações suevas e godas; a cavalaria do crescente muçulmano, tentando apagar os resquícios do império visigodo; o vaivém das hostes cristãs e mouriscas na acérrima disputa de terras e cidades; os poderosos franceses da Segunda Invasão, os miguelistas e liberais; os expedicionários da Maria da Fonte; os monárquicos de Paiva Couceiro e expedições Portuguesas da I Guerra Mundial. Por ela desfilaram os grupos humildes de romeiros, ou os nobres peregrinos, escoltados pelo seu terço d'armas. Eram os administradores, os almoxarifes, os juízes, os correios reais ou senhoris, os mercadores e comerciantes, os almocreves e suas récuas, os tributados a caminho das tulhas e celeiros dos enfiteutas, todos passavam por aqui por este caminho. Passaram também as numerosas e impunes quadrilhas de bandoleiros; o assalto premeditado nos ermos; o homicídio na noite caliginosa; a insegurança das albergarias; e sempre, sempre o medo e a angústia perante as incertezas da viagem. Testemunhos eloquentes, são as numerosas e ingénuas «alminhas», que marginam toda a estrada.
Esta antiga estrada foi construída durante o período romano e ligava as cidades Bracara Augusta (Braga) e Olissipo (Lisboa). A construção de estradas pelos romanos na Península Ibérica começou durante o processo de conquista e romanização, que teve início no século III a.C. e continuou nos séculos seguintes. Durante o período romano, as estradas eram cruciais para o transporte, comércio e movimentações militares e de comunicações entre diferentes regiões do império. O termo "Via Augusta" era normalmente utilizado para as pessoas se referirem a estradas construídas e mantidas pelos romanos.
Esta é a razão pela qual os peregrinos de Santiago seguem este caminho para a Catedral de Santiago: era o único e mais confortável caminho disponível em tempos passados. Quando Santiago andou pela península Ibérica a evangelizar os habitantes, certamente terá passado por esta estrada, uma vez que é das mais antigas do país, senão mesmo a mais antiga.
Esta estrada foi mantida pelos governantes ao longo de séculos passando a chamar-se Estrada Real uma vez que era a principal estrada do país que ligava as duas maiores e mais populosas cidades portuguesas: Porto e Lisboa.
Por aqui passou a realeza portuguesa circulando entre várias cidades do país. Há registos históricos da passagem da realeza em direção a Santiago de Compostela, percorrendo certamente todo o troço da antiga estrada. No século XIV, a Rainha Santa Isabel de Portugal atravessou este troço como peregrina. No sentido inverso, e também como peregrino do mesmo santuário, o rei D. Manuel I atravessou este mesmo troço, a 5 de Dezembro de 1502.
Conhecida como Estrada Real do Norte, esta foi uma importante via de comunicação em Portugal durante vários séculos pois era parte integrante da rede de vias que ligava diversas regiões do país. No entanto, é importante mencionar que o termo "Estrada Real" muitas vezes é utilizado de forma genérica para se referir a estradas principais ou caminhos importantes.
Durante o período em que Portugal era uma monarquia, o rei Dom Manuel I, no início do século XVI, ordenou a construção e manutenção de uma estrada que conectasse as cidades de Porto e Lisboa. Esta via foi, portanto, conservada e desempenhou um papel crucial no transporte de mercadorias, comunicação e mobilidade entre o norte e o sul de Portugal.
Hoje em dia, com a modernização das infraestruturas rodoviárias, a antiga Estrada Real evoluiu para as atuais autoestradas e estradas nacionais que ligam Porto a Lisboa, como a A1 (Autoestrada do Norte) e a EN1 (Estrada Nacional 1).
Aqui estão algumas características da estrada romana que pode observar nas fotos:
- duas séries de grandes lápides marginais,
- uma agulha central que serve como o nervo principal
- às vezes ramos laterais oblíquos, formando liames e servindo de desvio de água para as calhas.
- preenchido com lápides menos regulares, mas como todas as outras em granito.
Along this path marched the Roman legions of conquerors from two thousand years ago; the insatiable hordes of blood and spoils of the Vandals, heading towards North Africa; the movements of the Suebi and Visigoths; the cavalry of the Muslim crescent, attempting to erase the remnants of the Visigothic empire; the ebb and flow of Christian and Moorish hosts in the fierce dispute for lands and cities; the powerful forces of the Second Invasion by the French, the Miguelites and Liberals; the expeditionaries of Maria da Fonte; the monarchists of Paiva Couceiro. Through it passed humble groups of pilgrims or noble travelers, escorted by their coat of arms. There were administrators, receivers, judges, royal or lordly messengers, merchants and traders, muleteers and their pack trains, those taxed on their way to the barns and granaries of the enfiteutas—everyone passed through here along this path. Also passing were numerous and unpunished gangs of bandits; premeditated assaults in desolate places; murder in the dark night; the insecurity of inns; and always, always the fear and anguish in the face of the uncertainties of the journey. Eloquent witnesses are the numerous and naive roadside shrines that line the entire road.
This ancient road was built during the Roman period and connected the cities of Bracara Augusta (Braga) and Olissipo (Lisbon). The construction of roads by the Romans in the Iberian Peninsula began during the process of conquest and Romanization, which started in the 3rd century BC and continued in the following centuries. During the Roman era, roads were crucial for transportation, trade, military movements, and communications between different regions of the empire. The term "Via Augusta" was commonly used to refer to roads built and maintained by the Romans.
This is why pilgrims to Santiago follow this path to the Cathedral of Santiago: it was the only and most comfortable route available in past times. When Santiago traveled through the Iberian Peninsula to evangelize the inhabitants, he likely passed through this road, as it is one of the oldest in the country, if not the oldest.
This road was maintained by rulers over centuries, eventually becoming known as the "Estrada Real" (Royal Road) since it was the country's main road connecting the two largest and most populous Portuguese cities: Porto and Lisbon.
Portuguese royalty traveled along this road between various cities in the country. There are historical records of royalty passing through on their way to Santiago de Compostela, likely covering the entire stretch of the ancient road. In the 14th century, Queen Saint Isabel of Portugal crossed this stretch as a pilgrim. In the opposite direction, also as a pilgrim to the same sanctuary, King Manuel I crossed this same stretch on December 5, 1502.
Known as the "Estrada Real do Norte" (Royal Road of the North), this was an important communication route in Portugal for several centuries, as it was part of the network of roads connecting different regions of the country. However, it's important to note that the term "Estrada Real" is often used generically to refer to main roads or important paths.
During the period when Portugal was a monarchy, King Dom Manuel I, in the early 16th century, ordered the construction and maintenance of a road connecting the cities of Porto and Lisbon. This route was, therefore, preserved and played a crucial role in the transportation of goods, communication, and mobility between the north and south of Portugal.
Today, with the modernization of road infrastructures, the ancient Royal Road has evolved into current highways and national roads connecting Porto to Lisbon, such as the A1 (Autoestrada do Norte) and the EN1 (Estrada Nacional 1).
Here are some features of the Roman road that you can observe in the photos:
- Two series of large marginal stones.
- A central needle that serves as the main nerve.
- Sometimes oblique lateral branches, forming bonds and serving as water diversion for the channels.
- Filled with less regular stones, but like all others, made of granite.