A Malaposta de Sanfins / The Mala-Posta of Sanfins
A Malaposta de Sanfins / The Mala-Posta of Sanfins

A mala-posta, também conhecida como "diligência", era um serviço de passageiros e malas postais. Havia uma carruagem puxada por duas parelhas de cavalos. Em viagens longas, os cavalos eram trocados várias vezes nestes edifícios (Mala-postas) especialmente preparados para o efeito.
Este antigo sistema de transporte de correio estava disponível em Portugal e no Brasil durante os séculos XVIII e XIX. A palavra "mala" significa "mala" em português, e "posta" se refere a um posto dos correios ou ponto de paragem. Portanto, a "mala-posta" era um serviço de transporte de malas que continham correspondências e mercadorias entre diferentes cidades e regiões.
O sistema de mala-posta consistia em veículos, como diligências ou carruagens, que faziam viagens regulares entre postos de correio pré-determinados, neste caso, entre Porto e Lisboa. Essas viagens eram muitas vezes longas e podiam levar vários dias, dependendo da distância. Os veículos eram geralmente conduzidos por cocheiros e além das malas de correio carregavam também passageiros.
Esse sistema desempenhou um papel importante na comunicação e no transporte de mercadorias numa época em que não havia sistemas de comunicação modernos, como telefones ou a internet.
Em 1859, uma nova estrada foi aberta. Com essa abertura o serviço mala-posta passou a fazer a carreira Lisboa-Porto em 34 horas, uma viagem que anteriormente demorava mais de sete dias. Com o tempo, o desenvolvimento de ferrovias e outras formas de transporte mais rápidas e eficientes levou ao declínio do sistema da mala-posta. Em 1864 este serviço deixa de existir dando lugar ao caminho-de-ferro.
Esta Mala-Posta é talvez o espécimen menos adulterado de todas as estações de cadeia postal.
The "mala-posta," also known as a "diligence," was a passenger and mail service that utilized a carriage pulled by two pairs of horses. During long journeys, horses were exchanged several times at specially prepared buildings known as "Mala-postas."
This historical mail transportation system was available in Portugal and Brazil during the 18th and 19th centuries. The word "mala" translates to "bag" or "suitcase" in Portuguese, and "posta" refers to a mail station or stopping point. Therefore, "mala-posta" was a service for transporting bags containing letters and goods between different cities and regions.
The mala-posta system consisted of vehicles like diligences or carriages that made regular trips between predetermined post stations, in this case, between Porto and Lisbon. These journeys were often lengthy and could take several days, depending on the distance. The vehicles were typically driven by coachmen and, in addition to mail bags, carried passengers.
This system played a crucial role in communication and goods transport during a time when modern communication systems like phones or the internet did not exist.
In 1859, a new road was opened, reducing the mala-posta service's Lisbon-Porto route to 34 hours, a journey that previously took over seven days. Over time, the development of railways and other faster, more efficient forms of transportation led to the decline of the mala-posta system. In 1864, this service ceased to exist, making way for the railroad.
The mentioned Mala-Posta is perhaps the least altered specimen among all postal relay stations., giving way to the railroad.