O que ver na Catedral e em volta dela

10-12-2023

Fachada Principal:

Ao entrarem na Praça do Obradoiro, serão recebidos pela majestosa Fachada Principal da Catedral. Observem os detalhes arquitetónicos impressionantes, incluindo esculturas e a icônica imagem de Santiago Matamoros. A fachada principal da Catedral de Santiago de Compostela é marcada por elementos arquitetónicos notáveis, incluindo:


  • Pórtico da Glória: é uma parte proeminente da fachada ocidental. Ele apresenta uma série de esculturas intricadas representando cenas do Juízo Final, figuras bíblicas e outros elementos religiosos.
  • Rosácea: Acima do Pórtico da Glória, há uma grande rosácea, uma janela circular decorativa com vitrais coloridos. Esta é uma característica arquitetónica comum em catedrais góticas, embora a Catedral de Santiago tenha influências tanto românicas quanto góticas.
  • Torres e Pináculos: A fachada é frequentemente pontuada por torres e pináculos que adicionam altura e majestosidade à estrutura. Esses elementos arquitetônicos são comuns em muitas catedrais góticas.
  • Esculturas e Detalhes Decorativos: Além do Pórtico da Glória, outras partes da fachada podem apresentar esculturas e detalhes decorativos representando figuras religiosas, santos e temas bíblicos.

Praça das Praterias:

O nome "Praterías" refere-se ao comércio de ourivesaria (prata) que historicamente ocorria nesta praça. Atualmente, a praça é conhecida por sua atmosfera animada, arquitetura encantadora e pela presença de vários edifícios importantes. O que há para ver aqui?

  • Fachada da Catedral: A praça estende-se até a fachada sul da Catedral de Santiago de Compostela. A vista da catedral a partir da Praça das Praterias é espetacular, e os peregrinos frequentemente chegam a este ponto após concluir a peregrinação ao longo do Caminho de Santiago.
  • Fonte dos Cavalos: No centro da praça, encontraramos a "Fuente de los Caballos", uma fonte ornamental que retrata quatro cavalos. A fonte adiciona um toque decorativo à praça.

Reza a lenda que No verão de 997, Santiago de Compostela foi atacada por Almançor, o governante de facto do Califado de Córdova. Prevendo esse ataque, o bispo Pedro de Mezonzo tinha mandado evacuar a cidade. As hostes de Almançor incendiaram a cidade incluindo todas as igrejas. Antes de incendiar a catedral, o comandante muçulmano terá dado de beber ao seu cavalo de uma pia de água benta existente perto da porta de Pratarias. Todas as igrejas da cidade foram destruídas, incluindo a catedral, contudo, por milagre, o local do sepulcro de Santiago permaneceu intacto. A conservação do sepulcro permitiu que o Caminho de Santiago continuasse apesar da destruição do santuário, o qual voltou a ser reconstruído cerca do ano 1000 pelo bispo Pedro de Mezonzo. A Fonte dos Cavalos foi construída no século XIX, durante o reinado de Isabel II da Espanha, entre 1843 e 1856 e tem o propósito de eternizar esta lenda.

  • Igreja de San Fructuoso: Na praça, também podemos encontrar a Igreja de San Fructuoso, que possui uma fachada românica. A igreja é outro exemplo da rica herança arquitetónica de Santiago de Compostela.
  • Cafés e Restaurantes: A Praça das Praterias é cercada por cafés e restaurantes, proporcionando aos visitantes a oportunidade de relaxar e desfrutar da atmosfera única da cidade.


Praça da Quintana:


  • Porta Santa e a sua relação com o Xacobéo (Jubileu): A Praça da Quintana é conhecida por abrigar a Porta Santa, que é uma das portas da Catedral de Santiago de Compostela. A Porta Santa é aberta apenas durante os Anos Santos Compostelanos, tal ocorre quando o dia 25 de julho, que é o Dia de Santiago Apóstolo, coincide com um domingo. Esse evento ocorre normalmente a cada 6, 5, 6 ou 11 anos. Os peregrinos que atravessam a Porta Santa durante esse período recebem uma indulgência plenária mediante o cumprimento de certas condições, como por exemplo: realizar a peregrinação, entrar pela porta santa, confissão sacramental, comunhão eucarística e rezar pelas intenções do papa, isto é, consoante cumpram estas condições recebem uma remissão total ou parcial das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa.

A Porta Santa é uma das portas da Catedral de Santiago de Compostela e é normalmente mantida fechada, exceto durante os Anos Santos. Durante o Ano Santo Compostelano, a Porta Santa é aberta solenemente, simbolizando a abertura do caminho para a salvação.

O Ano Santo Compostelano é um evento de grande importância religiosa e cultural, atraindo peregrinos de todo o mundo para Santiago de Compostela. A celebração do Xacobeo (Jubileu) é marcada por eventos religiosos, culturais e festivos, proporcionando uma experiência única para aqueles que participam da peregrinação durante esse período especial.

  • Igreja da Santíssima Trindade: Na praça também podemos encontrar a Igreja da Santíssima Trindade (Iglesia de la Santísima Trinidad), uma igreja barroca construída no século XVIII. A fachada dessa igreja está um elemento arquitetónico notável.


  • Escadaria Santa Maria: Uma impressionante escadaria chamada "Escalinata Santa María" conecta a Praça da Quintana à Plaza de la Azabachería. Esta escadaria é muitas vezes usada como um local de reunião e descanso para os peregrinos que visitam a cidade.


  • Atmosfera e Eventos: A praça é um lugar animado, especialmente durante eventos religiosos e festividades locais. A atmosfera é marcada pela presença de peregrinos, turistas e habitantes locais.


Praça da Acibecheria (San Martiño Pinário)

Na Praza da Acibechería, encontramos várias lojas, cafés e restaurantes. É um local popular para os visitantes explorarem e desfrutarem. É uma área frequentada por peregrinos que concluíram o Caminho de Santiago, bem como por turistas que desejam experimentar a cultura e a arquitetura únicas de Santiago de Compostela.


Praça do Obradoiro:

A praça do Obradoiro tem este nome porque foi nela que foi instalado o estaleiro de obras para a construção da catedral. É uma praça enorme cujo tamanho faz juz á envergadura da empreitada!

Além da Catedral, ladeiam esta praça o Palácio Raxói, o Hostal de los Reyes Católicos, Colexio San Xerome (que foi outrora um colégio e agora é a Reitoria da Universidade de Santiago de Compostela) e o Mosteiro de San Martim Pinário.

A Praça do Obradoiro não é apenas um centro de importância religiosa e histórica, mas também um local vibrante de encontro para moradores locais e visitantes. É um ponto central para eventos, celebrações e o término da rota de peregrinação do Caminho de Santiago, tornando-se uma praça movimentada e animada.


Pórtico da Glória:

Ao entrarem na Catedral pela porta principal (apenas possível através do museu, não deixem de explorar o Pórtico da Glória. Esta obra-prima escultural é uma das mais importantes do período românico. Cada escultura conta uma história, e a figura central é o próprio Santiago Matamoros. Mais adiante disponibilizo informações sobre como interpretar as esculturas nele presentes.


Interior da Catedral:

Dentro da Catedral, maravilhem-se com a grandiosidade do espaço. Observem as capelas, vitrais e elementos arquitetónicos que contam a história da igreja ao longo dos séculos.

  • Nave Central: A nave central é ampla e elevada, destacando-se pela sua arquitetura grandiosa e pelas colunas imponentes. Ao longo da nave, encontramos bancos para os fiéis e detalhes decorativos que refletem a rica história da catedral.
  • Altar-Mor: No centro do transepto, o altar-mor é o ponto focal da catedral. Ele é adornado com esculturas, retábulos e detalhes intricados. A partir daqui os peregrinos podem admirar a imagem do Apóstolo Santiago, muitas vezes representado como um peregrino com um cajado e uma concha. A adoração é normalmente feita abraçando as costas da grande estátua de santiago no centro do altar.
  • Capela do Salvador: Esta capela é uma das mais antigas da catedral e abriga a imagem do Salvador, uma escultura românica do século XIII.
  • Pórtico da Glória: Embora tecnicamente no exterior, o Pórtico da Glória é uma obra-prima da escultura românica que merece a visita. Ele está localizado na entrada ocidental da catedral e é conhecido por suas esculturas intricadas, incluindo a figura do Mestre Mateo. Só é possível visitar entrando no museu da catedral (porta á esquerda da entrada principal).
  • Botafumeiro: O Botafumeiro é um enorme incensário que fica suspenso no transepto da catedral. Durante cerimónias especiais, ele é balançado de uma extremidade a outra da nave central, emitindo uma fragrância de incenso por toda a catedral.
  • Capelas Laterais: Ao redor da nave central, há várias capelas laterais, cada uma dedicada a um santo específico ou evento religioso. Essas capelas são decoradas com retábulos, esculturas e pinturas.
  • Órgão: A catedral abriga um órgão impressionante, utilizado em diversas ocasiões para acompanhar os serviços religiosos e eventos especiais. O Órgão da Catedral de Santiago é um órgão de tubos com uma consola motorizada, três teclados, pedal e 59 registros, o que permite abordar qualquer repertório moderno ou contemporâneo. Os tubos estão distribuídos em dois retábulos com decoração barroca, situados frente a frente na nave principal da Catedral. É importante notar que a música era um complemento indispensável para a liturgia e para os cânticos entoados pelo coro, que estava localizado sob os tubos. O organista ocupava uma posição significativa na estrutura eclesiástica e era necessário passar por um concurso, no qual o candidato tinha que executar exercícios complicados.

Os 2 retábulos que compreendem os tubos são a continuação de outros anteriores, pois em 1527 o veneziano Dionisio Memmo tinha arrumado os "órgãos grandes antigos" e começou a fazer outros novos, também eles grandes. O organista na época vinha da corte ducal de São Marcos, em Veneza, e da corte de Henrique VIII, na Inglaterra, e tornou-se um dos músicos favoritos do monarca inglês. Terminou os seus dias em Santiago, indicando o favor e a fama que alcançou aqui. Os órgãos, cuja construção ele mesmo dirigiu, estariam concluídos por volta de 1530. Ao visitar o museu da catedral (entrada á direita da entrada principal) podemos ver os túmulos de anteriores grandes organistas reconhecidos.

Em 1607, novas caixas foram feitas para o órgão grande e o pequeno, pintadas por Juan de Altamirano, como parte da transformação barroca dessa parte da catedral. Em dezembro de 1704, num período de prosperidade económica, o mestre de órgãos Manuel de la Viña contratou com o cabido para construir um órgão à altura da catedral, que estava imersa na sua transformação barroca há algumas décadas.

A música tornava-se mais complexa, exigindo um órgão mais moderno. Em 1705, foi encomendada a caixa do órgão correspondente ao lado norte a Antonio Afonsín e Miguel de Romay, sob a supervisão de Domingo de Andrade. Em 1709, foi encomendada a caixa do órgão do lado oposto apenas a Miguel de Romay. A ornamentação de ambas as caixas segue uma temática jacobeia, com a representação do Apóstolo Peregrino ajoelhado diante da Virgem do Pilar.

Em 1755, Francisco de Lens completou a obra dos órgãos com as caixas voltadas para as naves laterais, que, embora estejam de acordo com as principais, mostram o passar do tempo e a evolução do gosto. O cargo de organista era significativo dentro do organograma eclesiástico, e ao longo da história, vários organistas importantes trabalharam na catedral.


Altar Maior:

O Altar-mor é uma representação da maravilhosa intervenção da arquitetura barroca na Catedral românica. Para melhorar o altar do século XII, cercaram-no por 36 colunas salomônicas douradas e cobertas de pâmpanos. Posteriormente, o alto românico foi substituído por um altar de prata barroco, presidido por Santiago em trajes de peregrino, sobre o qual foi colocada a espetacular baldaquim sustentada por anjos e coroada pela efígie equestre do Apóstolo e o escudo da Espanha.

O esplendor do Altar-mor aumentou com a adição das grades, a policromia das abóbadas e o revestimento do conjunto em mármore. O trabalho de Peña de Toro foi complementado pelo mestre Domingo Andrade, com madeiras douradas, mármores, jaspes e prata; e pelos órgãos do século XVIII, decorados por Miguel de Romay. Da cúpula octogonal, é possível observar pendurada, em frente ao altar, a corda e o sistema de roldanas concebido no século XVI para operar o Botafumeiro.

No Altar-mor, é possível assistir à Missa do Peregrino, realizada diariamente às 12 e às 19:30 horas, e aos ritos dos fiéis na Catedral. Subindo ao camarim pelas escadas, os visitantes seguem o ritual do abraço a Santiago, sentado e vestido como peregrino, uma figura românica do século XIII, e contemplam a vista da nave principal. Depois, conforme a tradição, desce-se do camarim para visitar as relíquias do Apóstolo Santiago e de seus discípulos Atanásio e Teodoro em um pequeno mausoléu subterrâneo.


Túmulo do Apóstolo:

Esta zona de culto, a mais antiga da Catedral, corresponde ao panteão romano original, que foi fechado no século XII pelo arcebispo Gelmírez. Curiosamente, até o século XIX, os fiéis não podiam visitar as relíquias, que estiveram desaparecidas desde o século XVI. Em 1589, elas foram escondidas para evitar o roubo por Sir Francis Drake e levadas para a Inglaterra. No entanto, o pirata nem chegou a Compostela. Em 1879, durante as escavações arqueológicas do templo, as ossadas foram encontradas na parte de trás do altar. Após uma certificação do papa sobre a sua autenticidade, as relíquias do Apóstolo foram colocadas numa urna de prata cinzelada do século XIX, e o sepulcro ficou com a aparência atual.


Para quem visita o museu da catedral (porta á esquerda da fachada principal)

  • Pórtico da Glória

O Pórtico da Glória é uma obra arquitetónica ímpar. A Catedral é um importante local de peregrinação cristã e é dedicada ao apóstolo São Tiago. O Pórtico da Glória é uma peça central da catedral e é conhecido pela sua rica escultura medieval.

O Pórtico da Glória foi construído entre os anos 1168 e 1188 pelo mestre escultor e arquiteto Mestre Mateo. Ele está localizado na fachada ocidental da catedral e serve como entrada principal para o templo. O pórtico é famoso pelas suas esculturas intrincadas, retratando cenas do Juízo Final, a Trindade, e outras figuras religiosas e simbólicas.


O conjunto escultural é composto por várias figuras, incluindo Cristo no trono, rodeado pelos Apóstolos e outros personagens bíblicos. O trabalho artístico no Pórtico da Glória é considerado uma obra-prima do estilo românico e é altamente valorizado pela sua qualidade e importância histórica e religiosa. Ao longo dos anos, o Pórtico da Glória passou por várias restaurações para preservar sua integridade e beleza. O local atrai peregrinos, turistas e amantes da arte de todo o mundo, sendo uma das atrações mais notáveis da Catedral de Santiago de Compostela.

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