Roteiro apeado pela cidade de Santiago de Compostela

10-12-2023

Desde que nasci que vou todos os anos a Santiago de Compostela conhecendo bem a cidade. Por este motivo vou aqui recomendar um roteiro que julgo ser o adequado para uma visita de um dia.

Para melhor conhecer a cidade de Santiago de Compostela deve fazer o seguinte trajeto a pé. São 5,55 kms possíveis de se fazer em 1h:11m (sem paragens). Pode dividir entre a manhã e a tarde e aproveitar a proximidade da Catedral para fazer a pausa para almoço. Estacione no parque do Centro Galego de Arte Contemporánea e inicie aí o circuito que de seguida descrevo.


1. Centro Galego de Arte Contemporánea

Este centro tem como foco principal a promoção e exposição de arte contemporânea, abrangendo uma variedade de formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalações e outras expressões artísticas modernas.

O CGAC foi inaugurado em 1993 e está situado em um edifício projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira. O centro tem um compromisso com a promoção da arte contemporânea galega e internacional, proporcionando um espaço para artistas exibirem e discutirem suas obras.

As exposições no CGAC mudam regularmente, apresentando trabalhos de artistas contemporâneos emergentes e estabelecidos. Além das exposições, o centro também organiza uma variedade de atividades culturais, como palestras, workshops e eventos relacionados à arte contemporânea.

O CGAC desempenha um papel importante na cena cultural de Santiago de Compostela e na Galícia, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de explorar a arte contemporânea e participar de diálogos sobre as tendências e questões artísticas mais recentes.


2. Pantéon Galegos Ilustres

Este local serve como um mausoléu para homenagear figuras ilustres da Galiza, uma região autónoma no noroeste da Espanha.

No Panteón de Galegos Ilustres, estão sepultadas personalidades galegas que se destacaram em diversas áreas, como literatura, política, ciência, arte e outros campos. Este espaço é uma maneira de reconhecer e preservar a memória dessas figuras notáveis que contribuíram significativamente para a cultura e história da Galícia.

Os visitantes podem encontrar lápides, esculturas e outros elementos que celebram as realizações e o legado dessas personalidades. O Panteón de Galegos Ilustres é tanto um local de homenagem como um espaço cultural que destaca a importância dessas figuras na identidade galega.


3. Museu Etnográfico do Povo Galego

Este museu tem como objetivo preservar e exibir a rica herança cultural e etnográfica da região da Galícia.

O museu foi inaugurado em 1977 e está situado num antigo convento, o Convento de San Domingos de Bonaval, próximo à Catedral de Santiago de Compostela. O edifício em si tem uma história rica, tendo sido construído no século XIII.

O acervo do Museu Etnográfico do Povo Galego abrange uma ampla gama de objetos, artefactos e exposições que refletem a vida e as tradições do povo galego ao longo dos séculos. Os visitantes podem explorar exposições relacionadas à agricultura, pesca, artesanato, música, vestuário tradicional e muito mais.

O museu proporciona uma visão detalhada da vida quotidiana, das práticas culturais e das tradições que moldaram a identidade da Galícia. É uma atração valiosa para quem está interessado em compreender a rica diversidade cultural da região.


4. Parque de San Domingos de Bonaval

O Mosteiro de San Domingos de Bonaval foi fundado no século XIII e, ao longo dos séculos, teve várias funções, incluindo ser um mosteiro dominicano e um hospital. No entanto, durante o século XIX, o mosteiro foi expropriado e, em seguida, usado para diferentes propósitos.

Atualmente, o local abriga o Panteón de Galegos Ilustres (Panteão dos Galegos Ilustres), onde estão enterradas personalidades galegas notáveis. Além disso, os espaços do mosteiro foram adaptados para uso cultural, incluindo exposições e eventos.

A área em volta do mosteiro, conhecida como Bonaval, também inclui um parque que proporciona uma atmosfera tranquila e é frequentemente visitado por locais e turistas. Este parque é um lugar agradável para caminhar e desfrutar da natureza, proporcionando uma vista maravilhosa da cidade de Santiago de Compostela.


5. La Puerta del Camino

Por esta porta entravam na cidade os peregrinos vindos pelo Caminho Francês. 


6. Casas Reais

A Rua das Casas Realis é uma rua do centro histórico da cidade de Santiago de Compostela , que vai desde a Porta do Camiño , uma das sete portas da antiga muralha, no final da Rua de San Pedro , até à confluência da Rua Algalia de Arriba e Algalia de Abaixo , perto da Praza de Cervantes . Os peregrinos do Caminho Francês costumavam subi-lo para se aproximarem da Catedral . O seu nome recorda-nos que existia em Santiago um complexo de edifícios que pertencia à Corte Real da Galiza , instituição sob o poder e controlo da Coroa Real. Aqui passaram uma noite Joana I, a Louca e Filipe I, o Formoso em 1512. A partir daí a rua adquiriu a designação de Rua das Casas Realis. Ele viria a ser rei falecendo de febre tifóide aos 28 anos. Deste enlace surgiram 6 filhos. A mais nova, Leonor, a mais velha, Catarina, e a do meio, Isabel, vieram a ser rainhas em Portugal. A primeira casada com Manuel I de Portugal. A segunda com João III de Portugal. Já Isabel, veio também a ser rainha consorte de Manuel I de Portugal após falecimento da sua irmã Leonor. impressão de nobreza austera apresentada por esta rua, que deve o seu nome aos vários edifícios que ali existiam, onde residia o alto clero de Santiago. Atualmente, daquelas casas nobres , além do palácio barroco de Fondevila , apenas resta o Antigo Palácio do Conde de Aranda, onde funcionou o primeiro cartório notarial de Espanha. Nela, em frente ao palácio Fondevila, encontra-se a neoclássica Capela das Almas.


7. Convento e Parque de Belvís

Este convento histórico possui uma arquitetura notável e está inserido em um ambiente que oferece uma vista panorâmica da cidade. O convento está situado em uma colina a sudeste do centro histórico de Santiago de Compostela, proporcionando uma vista privilegiada da cidade.

O edifício possui uma mistura de estilos arquitetónicos, incluindo elementos românicos e góticos. A sua construção remonta aos séculos XV e XVI.

Além do edifício principal, o Convento de Belvís conta com jardins e mirantes que oferecem uma vista panorâmica da cidade de Santiago de Compostela. O local proporciona um ambiente tranquilo e é frequentemente apreciado por turistas em busca de vistas pitorescas.

O convento, ao longo dos anos, passou por diferentes fases e usos. Atualmente, partes do edifício abrigam a Escola Superior de Conservación e Restauración de Bens Culturais da Galícia.


8. Bairro de Sar

O bairro de Sar é o primeiro a receber os caminhantes da Via de la Plata e do Caminho de Inverno. Na rua que o sustenta está a Igreja Colegiada de Santa María de Sar. Esta jóia do românico europeu, com as suas paredes e pilares totalmente inclinados, foi declarada Monumento Nacional décadas antes da própria catedral. A Colegiata de Santa María del Sar está situada perto do rio Sar e possui um estilo arquitetônico românico. Algumas características importantes da Colegiata Santa María del Sar incluem seu portal românico, rosácea e várias esculturas. A igreja passou por reformas e modificações ao longo dos séculos, refletindo diferentes influências arquitetónicas.


9. Porta de Mazarelos

A Porta Mazarelos é uma das portas históricas da muralha que cercava a cidade medieval de Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha. Ela é considerada a porta mais antiga ainda existente da muralha e tem grande importância histórica e arquitetónica. Localizada no lado noroeste da cidade antiga, a porta apresenta uma arquitetura medieval típica, com características que remontam à Idade Média. Era uma das entradas históricas da cidade e servia como ponto de acesso para quem chegava pela região noroeste. A construção da Porta Mazarelos data do século XI. Fazia parte das defesas medievais da cidade. Ao longo dos séculos, passou por modificações, mas mantém sua essência histórica. Para os peregrinos que realizam o Caminho de Santiago, a Porta Mazarelos representa uma entrada simbólica na cidade histórica, marcando o fim da jornada. O vinho sempre teve uma importância significativa na cultura e economia da região. Por esta porta entravam os vinhos produzidos na região. Os comerciantes que entravam pela Porta Mazarelos traziam vinhos locais e regionais para abastecer a cidade, contribuindo para o comércio e a diversidade cultural na cidade.


10. Universidad Literária

Erigido no século XVIII, o edifício da universidade sofreu numerosas ampliações, porém na atualidade só funciona nele a Faculdade de Geografia e História.

O aspecto atual do edifício foi adquirido no final do século XVIII, e foi projetado pelo arquiteto Melchor de Prado. Posteriormente foi incorporado um antigo colégio de jesuítas e acrescentado um novo andar. Na atualidade, é a obra mais suntuosa da famosa Universidade Compostelana, e entre suas salas se destacam o Salão Nobre (decorado com afrescos de Fenollera e González), o Rectorado (a reitoria, com um magnífico cadeiral do século XVII) e as Bibliotecas. Hoje em dia, só funcionam nele as Faculdades de Geografia e História e o Instituto da Língua Galega.


11. Igreja de S. Felix de Solovoio

A igreja de São Félix de é um templo católico situado no centro histórico da cidade de Santiago de Compostela, a capital da Galiza, Espanha. Construída originalmente no século X, tem fama de ser a igreja mais antiga da cidade, mas foi destruída, reconstruída, reformada e ampliada em diferentes ocasiões ao longo dos seus primeiros oito séculos.

A igreja situa-se ao lado do Mercado de Santo Agostinho (Praza de Abastos) e perto da antiga universidade.

A igreja foi construída pelo bispo Sisnando II no século X e arrasada por Almançor em 997. Foi reconstruída no século XII pelo bispo Gelmir es. Da época românica conserva unicamen te o portal, datado de 1316, que no tímpano tem um relevo que representa a Epifania e que apresenta restos claros de policromia, se bem que não seja a original. No centro aparece a imagem da Virgem com o Menino sentado no colo, com os Reis Magos à sua direita e a imagem de São José à esquerda, apoiado num cajado e de Xoán Debe, o doador da obra, ajoelhado ante a Virgem. O nome e a data aparecem numa inscrição que percorre o lintel da porta.

No século XVII foram acrescentadas novas capelas e no século seguinte o arquiteto santiaguês Simón Rodríguez procede a uma ampliação, como duas novas naves e o campanário barroco. Na parede norte do presbitério conserva-se um sepulcro com a efígie jacente do cardeal Lopo González de Carballido, do século VI. O retábulo-mor é de estilo barroco.

Segundo a tradição, era no local onde se ergue a igreja que o eremita Pelágio se encontrava quando avistou longe as luzes que assinalavam o lugar onde se encontravam os restos mortais do apóstolo Santiago. No livro V do Códice Calixtino, onde se descreve a cidade de Santiago, relacionam-se as dez igrejas que lá existiam, aparecendo São Félix em sétimo lugar: «... septima sancte Felicis martiris».


12. Mercado de Abastos

O "Mercado de Abastos" é um exemplo notável de um mercado tradicional onde os moradores locais e visitantes podem encontrar uma ampla variedade de produtos frescos e regionais. O Mercado de Abastos é um lugar vital para a comunidade, oferecendo alimentos frescos, peixes, carnes, produtos agrícolas, queijos, frutas, pães e uma variedade de produtos locais.

  • Variedade de Produtos: O mercado oferece uma ampla variedade de produtos frescos e locais, destacando-se pela qualidade e diversidade de alimentos disponíveis.
  • Ambiente Tradicional: O mercado proporciona uma atmosfera tradicional e animada, com vendedores locais apresentando seus produtos em bancas coloridas.
  • Produtos da Região: Muitos dos produtos à venda são originários da Galícia e de outras regiões da Espanha, oferecendo aos visitantes uma autêntica experiência gastronómica.
  • Cultura Local: O Mercado de Abastos desempenha um papel importante na promoção da cultura local, sendo um espaço onde os moradores podem comprar produtos frescos diretamente aos produtores.

Além de ser um local de compras, o Mercado de Abastos também é uma atração turística popular em Santiago de Compostela. Os turistas frequentemente visitam o mercado para explorar a variedade de produtos, experimentar a culinária local e desfrutar da atmosfera animada.


12. Igrexa de Santo Agostiño

Esta igreja faz parte do conjunto arquitetónico da cidade, que é conhecida pela sua rica história religiosa e cultural.

A Igreja de Santo Agostinho foi construída no século XIV e está associada à Ordem de Santo Agostinho. O edifício apresenta características arquitetónicas góticas típicas da época. O seu portal é notável, assim como o interior que possui elementos de interesse artístico e histórico. Se repararmos bem, é muito fácil identificar esta igreja porque falta-lhe uma torre derrubada por um raio no séc XVIII.


13. Capela de Ânimas

É um templo católico construído no final do século XVIII. O projeto foi da autoria do arquiteto Miguel Ferro Caaveiro e as obras foram dirigidas pelo mestre de obras Juan López Freire. A construção foi iniciada a 8 de abril de 1784 e a consagração, ao Santíssimo Cristo da Misericórdia, ocorreu a 31 de agosto de 1788.

A fachada foi construída na passagem do século, quando a confraria conseguiu comprar e demolir um bloco de casas que impedia o avanço das obras e a abertura de espaço em frente da frontaria. Para a construção, o confraria enviou vários projetos à Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, para que fossem apreciados pelo arquiteto Ventura Rodríguez. O projeto escolhido foi o de Ferro Caaveiro.

A capela, que pelas suas dimensões poderia chamar-se igreja, tem uma tipologia de planta retangular, com nave única, três capelas laterais de cada lado e presbitério com capela-mor retangular, mais estreita do que a nave. Os tetos são em abóbada de canhão nas capelas laterais e uma grandiosa abóbada de canhão com lunetas, sustentada sobre arcos colados à abóbada na nave. O presbitério também é coberto por uma abóbada de canhão, que emprega como elemento de encadeamento com a nave um vistoso arco triunfal côncavo, muito caraterístico da arquitetura do classicismo barroco espanhol da época de Carlos III, que se encontra também, por exemplo, na capela do Palácio Real de Madrid.

O altar e o traçado do programa iconográfico do conjunto corresponde à advogação do Santo Cristo da Misericórdia, à religiosidade da confraria e ao cerimonial específico da Via Sacra, celebrado todos os domingos à tarde na capela. O programa foi idealizado pelo arquiteto académico Melchor de Prado Mariño com a colaboração dos confrades mais cultos. A sua realização, entre 1803 e 1814, materializou-se numa série de relevos emotivos e catequizadores, realizados pelo seu irmão Manuel de Prado Mariño num material inventado por ele que alguns descrevem como estuque veneziano policromado. Manuel de Prado Mariño era um escultor com formação académica, também compostelano, que demonstrou nesta obra, grandes qualidades de cenógrafo. Com esta conceção, ligada às das Vias Sacras, ou mais especificamente à cenografia franciscana das capelas dos Sacromontes europeus, rompe-se tradição dos altares barrocos galegos, presididos por retábulos de madeira policromada.

Os relevos das Almas (Ánimas) desenvolvem um relato evangélico da Paixão do Senhor, concentrando num espaço único o itinerário devocional, místico e catequizante da Via Sacra de um Sacromonte. Nas capelas laterais e no altar-mor são apresentadas as cenas da Flagelação, Ecce Homo, Caminho do Calvário, Alçamento na Cruz, Crucificação (no altar-mor), Deposição da Cruz, Lamentação sobre Cristo morto, o Santo Enterro e a Ressurreição.


14. Pazo de Amarante

O Pazo de Amarante é um edifício civil barroco do século XVIII, composto por madeira e três pisos, na rua Algalia de Abaixo, na capital da Galiza.

Foi a sede do Ateneo León XIII. Antón Fraguas, juntamente com Ramón Davila García, criaram nele a Academia Menéndez y Pelayo. Depois tornou-se albergaria. Durante anos recebeu os julgados de paz e hoje alberga o Conselho Económico e Social da Galiza e o Conselho Consultivo da Galiza.


15. Casa nº 29 da rua Algalia de Abaixo

Na rua Algalia de Abaixo, área animada da vida noturna, do lado oposto ao Concelho Consultivo da Galiza encontra-se o edifício (casa) nº 29. Esta é a casa mais antiga da cidade, do séc. XI ou XII.


16. Antigo Hospital Barroco

Conhecido como Hospital Real. O termo "barroco" muitas vezes é associado a este edifício devido à sua arquitetura característica do período barroco.

O Hospital Real foi fundado no início do século XVIII, durante o reinado do rei Filipe V da Espanha. A construção começou em 1715 e foi concluída em 1751. O projeto arquitetónico é atribuído a Domingo de Andrade, um arquiteto galego.

O edifício foi originalmente concebido como um hospital para abrigar peregrinos do Caminho de Santiago, oferecendo cuidados médicos e acomodações. Ao longo dos anos, passou por várias modificações e usos. Atualmente, não funciona mais como hospital, mas é parte do complexo do Hospital Real.

A fachada do Hospital Real é notável pelo seu estilo barroco, com detalhes arquitetónicos característicos desse período, como ornamentos esculpidos e uma composição simétrica. O edifício é um testemunho da riqueza arquitetónica e histórica de Santiago de Compostela. Neste local estamos pertíssimo do local onde iniciamos o nosso circuito, por isso recomendo que preste muita atenção ao trajeto que faremos de seguida em direção á catedral porque será o mesmo que fará para regressar ao parque de estacionamento onde começamos.


17. Algalia de Arriba e o nº27

Na Rua Algalia de Arriba (nela, e nas ruas paralelas situavam-se a maioria das pensões de estudantes da universidade de Santiago de Compustela até mais de meio do séc. XX. No edifício com o nº 27 vemos uma torre gótica do séc. XIII.


18. Paço de Fondevilla

O pazo de Fondevilla é um belo exemplo da arquitetura palaciana típica do chamado barroco compostelano (ou barroco "de placas"). A impressão de nobreza austera que apresenta é acentuada pelo local onde se ergue, na Rua das Casas Reais, que deve o nome aos vários casarões que ali existiam, onde residia o alto clero de Santiago e que no século XIX foi uma zona movimentada de comércio. Atualmente, dessas casas de nobres, além do Pazo de Fondevila, só resta o Palácio Velho do Conde de Aranda, local onde funcionou o primeiro escritório de notariado de Espanha.

O palácio foi construído em 1660 pela família Sánchez Boado para a esposa do regedor Pedro Varela Fondevila, mas o aspeto atual de meados do século XVIII é da autoria de Clemente Fernández Sarela, a quem também se devem outras obras barrocas compostelanas, como a Casa do Cabido. Em ambos os edifícios, a decoração é primorosa, sobretudo nas varandas, nas janelas minuciosamente enquadradas e no frontão, situado na esquina chanfrada, por cima do escudo da família dos proprietários. 


19. Igreja neoclássica de San Bieito do Campo

É uma igreja neoclássica do século XVIII, originalmente construída no século X. A igreja situa-se na Praça de Cervantes, uma das zonas mais antigas da cidade e é frequentemente apontada como a igreja mais antiga de Santiago, se bem que o edifício atual seja do século XVIII. A sua origem é associada ao episcopado de São Pedro de Mezonzo, bispo de Iria Flávia entre 985 e 1003. No segundo quartel do século XII, com Diego Gelmires como arcebispo de Compostela, foi completamente reconstruída em estilo românico. No segundo quartel do século XIV a porta principal foi remodelada.

No final do século XVIII foi completamente reconstruída por ordem do arcebispo Malvar. A igreja antiga foi então demolida, sendo reconstruída em estilo neoclássico pelo arquiteto Melchor de Prado.

O edifício atual, em silhar de granito, tem planta retangular, uma só nave e um telhado de duas águas em telha. A nave tem quatro secções uniformes cobertas por uma abóbada de berço e uma capela-mor, que representa o presbitério da abside. Detrás desta encontra-se a sacristia, de planta retangular. A fachada é muito austera, com uma só secção, refletindo a estrutura do interior, com uma grande janela semicircular com um lintel por cima da porta. A fachada é encimada por um frontão com mísulas, atrás do qual se ergue o campanário. Apesar de pequena e sóbria, a igreja tem uma certa aparência monumental.

No interior destacam-se as belas imagens barrocas de Santo António, São José e São João Batista e a imagem neoclássica de São Bento, da autoria do escultor compostelano Manuel de Prado Mariño (1772–1822). Os dois únicos vestígios do passado medieval da igreja também se encontram no interior: um altar com aspeto gótico e o antigo tímpano da porta de entrada, com imagens da Epifania (Adoração dos Reis Magos).

Há também uma exposição, principalmente de arte sacra, que faz parte de um itinerário museográfico do qual também fazem parte a Capela de Ánimas e a Igreja de Santa Maria do Caminho.


20. Rua de Xerusalén

A Judiaria de Santiago de Compostela achava-se por trás da catedral. A partir da Praça de Cervantes saem as ruas que formavam a Judiaria compostelana, as Ruas Algália de Arriba e Algália de Abaixo e a Rua dos Truques que liga estas duas. No outro lado da praça acham-se a Ruela de Jerusalém e a Rua Troia. O limite do bairro judeu encontrar-se-ia na atual Capela das Ânimas e, a sul, com as ruelas e pequenas praças á volta da igreja de Sam Miguel dos Agros.  


22. Hostal de los Reyes Católicos

É o edifício á esquerda da catedral. O hostal foi originalmente construído no final do século XV como um hospital e albergue para peregrinos que chegavam a Santiago de Compostela. A obra foi encomendada pelos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, com o objetivo de oferecer apoio e assistência aos peregrinos.

O edifício exibe uma arquitetura plateresca, um estilo que combina elementos góticos, renascentistas e mudéjares. A fachada é decorada com esculturas, relevos e detalhes ornamentados.

Atualmente, o Hostal dos Reis Católicos é um luxuoso hotel-parador (hotel de luxo inserido em local histórico e cultural significativo), parte da rede de paradores nacionais da Espanha. O parador é conhecido pela sua arquitetura histórica, quartos elegantes e serviços de alta qualidade, mantendo a tradição de hospitalidade e acolhimento.

O edifício inclui jardins e um claustro, proporcionando aos hóspedes um ambiente tranquilo e histórico. O claustro é particularmente notável pela sua arquitetura e pela atmosfera serena.

O Hostal dos Reis Católicos abriga um restaurante que oferece gastronomia local e pratos tradicionais galegos, proporcionando aos hóspedes uma experiência culinária única.


21. Convento de San Martiño Pinario

O Mosteiro de San Martiño Pinario, localizado em Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha, é um dos maiores mosteiros beneditinos da Espanha e ocupa uma posição proeminente na cidade.

A origem do mosteiro remonta ao século X, embora a estrutura atual seja predominantemente barroca (escada), datando dos séculos XVII e XVIII. O mosteiro é conhecido pela sua grandiosidade e importância histórica.

A arquitetura do mosteiro é notável, apresentando elementos barrocos e neoclássicos. A fachada é impressionante, com detalhes decorativos e uma imponente presença arquitectónica.

Atualmente, o Mosteiro de San Martiño Pinario é utilizado para diversos fins. Parte do complexo é destinada à vida monástica, enquanto outras áreas podem ser abertas ao público em determinados momentos.

O mosteiro está localizado próximo à Catedral de Santiago de Compostela, outro local de grande importância religiosa e turística.

O mosteiro possui um pátio interior e jardins que podem ser explorados. Esses espaços muitas vezes oferecem uma atmosfera tranquila e são apreciados pelos visitantes.

Na frente do edifício, uma pequena praça entre a Catedral e o Monastério de San Martiño. Local onde no passado os peregrinos costumavam lavar-se antes de entrar na Catedral após a longa caminhada. A praça é muito bonita, rodeada por duas fantásticas fachadas barrocas. Existem dois pequenos jardins no meio de uma pequena praça. Encontramos aqui uma espécie de sebe de plantas multicoloridas, algumas árvores e uma estátua.


23. Palácio Raxoi

É o edifício que está defronte para a catedral. A construção do palácio começou em 1766, durante o reinado do rei Carlos III da Espanha. O projeto foi concebido pelo arquiteto neoclássico espanhol Santiago Bonavía. Foi projetado para ser um seminário, mas a sua função mudou ao longo do tempo. O edifício exibe um estilo arquitetónico neoclássico, caracterizado por linhas simples, simetria e detalhes ornamentados. A fachada é adornada com esculturas e elementos decorativos. O Palácio de Raxoi oferece vistas panorâmicas da Praça do Obradoiro e da Catedral de Santiago de Compostela. É um dos pontos de referência mais proeminentes da cidade. 


24. Catedral de Santiago

A Catedral de Santiago de Compostela é um dos mais importantes e icônicos locais religiosos da Espanha e do mundo cristão, especialmente ao longo do Caminho de Santiago, uma rota de peregrinação que atrai pessoas de todo o mundo.

A Catedral de Santiago de Compostela é uma obra-prima arquitetónica. A sua construção começou no século XI e foi concluída no século XIII. O estilo predominante é o românico, mas a catedral também apresenta elementos góticos, barrocos e renascentistas devido a reformas e ampliações ao longo dos séculos.

Uma das características mais marcantes da catedral é o Pórtico da Glória, uma obra-prima do escultor Mestre Mateo, que foi concluída em 1188. A catedral abriga a relíquia de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus, cuja sepultura é o motivo principal da peregrinação a Santiago de Compostela.

A catedral é conhecida pelo Botafumeiro, um enorme incensário que é balançado na nave central durante certas celebrações religiosas. Anexado à catedral, há um museu que abriga uma coleção valiosa de arte sacra, manuscritos antigos e objetos relacionados à história da catedral e da peregrinação.

A construção da catedral deveu-se á descoberta, segundo a lenda, da suposta sepultura do apóstolo Santiago Maior. Segundo a tradição, após o martírio de Santiago na Palestina, seu corpo foi milagrosamente transportado para a costa da Galícia, na Espanha. Seu túmulo foi descoberto no início do século IX.

O roteiro termina na Catedral. Para saber mais sobre as praças em volta da catedral, museus, restaurantes e as coisas a que deve prestar atenção no interior da catedral, clique no botão seguinte:








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